quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

DIY: saia com barra de renda!

 Olá, queridas e queridos! Faz um boom tempo que estou preparando este DIY, tanto que fiz ele em partes, um pouco em cada dia. A iluminação ficou péssima, prometo melhorar! Mas bora lá ver o passo-a-passo!

Enjoada da sua saia? Acha que ela está comprida demais? Seus problemas acabaram!

What you'll need:
- fita métrica
- giz de costura
- linha para alinhavar
- linha para costurar ( da cor da renda e de sua saia )
- agulha
- alfinetes 
- renda
- saia para customizar


Step 1
 Comece medindo o tanto que você quer reduzir a partir da barra, marcando sempre com o giz. Repita o processo em toda a roda da saia.

O resultado será este.


Step 2
Dobre o tecido exatamente nas marcas do giz e alfinete. 




Step 3
 Após ter alfinetado todas as marcas de giz, alfinete também a barra na própria saia. Faça isso até completar a roda inteira.




Step 4
 Feito isso,  prove a saia para ver se o comprimento ficou como você deseja. Caso ache que está muito curto ou comprida, repita o passo 1 (diminuindo ou aumentando o comprimento ) e também o restante dos passos anteriores. 




Step 5
Tendo provado sua saia e gostado do comprimento, retire todos os alfinetes e recorte onde você mediu e marcou com o giz.


Step 6
 Para que o tecido recém recortado não desfie, passe toda a barra na máquina de overloque. Também dá pra chulear nas maquinas elétricas comuns! Se você não possui nenhuma delas, procure uma costureira, aposto que ela vai cobrar barato para fazer esse simples acabamento :-D




Step 7
 Hora da renda entrar em ação! Comece alfinetando a partir de uma das costuras laterais ( ou das costas, como a minha saia ). Deixe sobrar um espaço de 1 cm de renda ao começar colocar os alfinetes, para fazer o acabamento final.

Não se esqueça que a renda tem que cobrir o acabamento da barra!


Step 8
Depois de ter alfinetado a saia inteira e chegar no inicio, notem que estou segurando um pedaço da renda. Esse pedaço tem alguns centímetros a mais, ou seja, NÃO corte exatamente a medida certa para colocar a renda em toda a roda, deixe sobrar no máximo 2 centímetros para ter segurança. 




Step 9
 Alinhave onde você havia alfinetado.


Step 10
 Lembra do pedacinho a mais que você deixou? Dobre ele até ficar alinhado com a costura da saia, deixando-o cima do1 cm do passo 7 .


Step 11
 Alfinete unindo as duas pontas, a do inicio e a do final.

 Depois é só alinhavar!

Step 12
 Hora de costurar TUDO o que você alinhavou! O meu alinhavo ficou torto, pois já tenho certa prática na hora de costurar, então não preciso segui-lo. Mas se você ainda está aprendendo a domar sua máquina, alinhave direitinho, aí sua costura não tem perigo de ficar torta :-D


Step 13
 Depois de ter unido e costurado as duas pontas da renda, corte o excesso que ficou no avesso. 


E voilà !
Tire todos os alinhavos e saia linda e bela com sua nova saia!

Detalhe importante! Antes de comprar a renda, meça toda a roda de sua saia, para saber o comprimento de renda que você usará. Na minha, usei 3 metros de renda, porque saia godê é muito rodada, então é natural que consuma bastante tecido para faze-la e renda para enfeita-la. Qualquer dúvidas, é só me perguntar :-)

Gostaram? Espero que sim! 

xoxo

2 comentários:

  1. *O* nOssaa lEE !!
    Ficou linda essa saia com renda, amei !!
    Achei muito legal explicar passo a passo como faz =^^=
    É muito bom customizar roupas, eu já coloquei rendas no meu short e ficou bem fofinho, rendas combina com isso :D haha
    Fofa Demais !

    ResponderExcluir
  2. own, valeu amanda! *-* customizar é mto legal, né não? =D

    ResponderExcluir