quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

pirataria xD

Oh, vocês nem imaginam o que aconteceu comigo hoje. Posso dizer que é uma coisa engraçada e ao mesmo tempo desagradável. Num minuto de tédio, de repente me veio na cabeça um blog que já conhecia desde o ano passado. Só visitei o blog porque havia encontrado o link num orkut de uma conhecida ( não vamos citar nomes, né ), mas depois de certo tempo me esqueci dele ( assim como me esqueço de outros, tenho tantos blogs para visitar xD ). Enfim, dando uma olhada por lá, vi um editorial com a Frida Gustavsson e achei uma coincidência legal, mas quando li o texto após as fotos, percebi que tinha algo muito errado. O texto era meu!
 Curiosa e preocupada, fui analisando os outros post anteriores e fiquei mais surpresa ainda: também eram de minha autoria e pouquíssima coisa foi mudada para mascarar o ''plágio''. E para provar que não estou mentindo, vou mostrar os prints que tirei.


Original: Frida Gustavsson by Andreas Öhlund for Elle Sweden ( 09/11/2011)



Original: cute couple (17/11/2011)


Original:  DIY : customizar uma T-shirt  (19/11/2011)

Original: Judith Bedard by Filippo Del Vita for Som (27/11/2011) Olha, esse nem considero como plágio, pois é muito comum entre blogueiros postar fotos e editoriais que foram pegos de outros blogs.


Original:  DIY: saia com barra de renda! (08/12/2011)


Original: Elie Saab Fall 2011 Couture | Paris Haute Couture  (08/07/2011) Este é o mais antigo e, infelizmente, o texto também foi plagiado. Pode pegar as imagens sem problema, mas poxa, também não precisa copiar o que eu penso, não é mesmo?



 Bom, penso que foi uma falta de criatividade e ética desta blogueira. Copiar os posts assim, na cara dura, foi muito feio da parte dela ( ou dele, vai saber ).  Por que, ao invés de copiar, não os usou como inspiração para criar seu próprio post e dar sua opinião? Ao menos poderia ter citado de onde tirou os DIY, pois a atitude de toma-los como seu foi uma falta de ética enorme. Só acho  tudo isso um pouco engraçado porque nunca imaginei que alguém fosse achar os meus posts tão interessantes à ponto de copia-los descaradamente e posta-los sem o menor pudor. E é desagradável porque, mesmo que você considere um post porcaria, a pessoa que o fez teve um certo trabalhão. Sempre que posto, fico pensando bastante no que vou digitar, leio várias vezes e corrijo, já que esta é uma forma de me expressar, então quero que saia caprichada ( no entanto, há os errinhos haha) . As imagens, claro, consigo-as de sites próprios para editoriais ou fashion street, que existem justamente pela causa de divulgar para todos o incrível mundo que a moda pode proporcionar a nós. Porém, quando você usa a imagem e o texto de outra pessoa, que também possui um blog ( flickr, tumblr, etc ),é importante  colocar o nome ou link do blog dela ( ou os dois ). Isso vai mostrar que você tem respeito pelo blog alheio. 

 É, desabafei! hauehuhae Por favor, eu sou a favor da criatividade! Vamos usar nosso s cérebros \o


xo

Um comentário:

  1. Nossa, mais isso é muito! Como podem copiar assim um blog com os mesmas fotos e os mesmo post's ?? Isso é ridículo !! Essa é a segunda vez que vejo isso, de plagiar blog's ! E é uma coisa que me deixa com muita raiva, muita mesmo, se a pessoa não tem capacidade de escrever não faz um ué, se quer muito ter um, colocar só fotos não sei !! Mais que isso é ridículo é sim !! EE MUITOO !!

    ResponderExcluir