segunda-feira, 26 de setembro de 2011

coisas que me irritam II

 Continuando a minha nova saga de ''coisas que me irritam'', a de hoje é um erro gramático simples e ao mesmo tempo fatal! Fatal se você escreve-lo numa redação do Enem e de outros vestibulares, mas até o/a seu/sua professor(a) de português vai ter vontade de arrancar os olhos na hora de corrigir a redação ( imagine quem corrige as redações do Enem!).
 E o erro é...


Trocar o ''mas'' por ''mais'' !


Eu fico louca quando olho em sites de relacionamentos ( orkut, haha ) a conjunção adversativa mas sendo trocada pelo advérbio de intensidade mais.


Parece um errinho ingênuo, mas é tão simples de aprender isso!


Exemplos:


''O menino era muito inteligente, mas não tirou a nota mais alta da prova'' ( conjunção adversativa + advérbio de intensidade )


''Quanto mais eu me esforço nos estudos, mais conhecimento adquiro'' ( advérbio de intensidade )


Errado:


''Eu fui até a casa da Maria, mais ela não estava''

''O bolo era gostoso, mais faltava recheio'' 

''O menino era muito inteligente, mais não tirou a nota mais alta da prova''

 Acho que fdeu para entender a diferença entre a conjução ''mas'' e o advérbio ''mais'', certo?
É triste observar que há pessoas que frequentemente ainda pagam esse mico :-( 


Outro detalhe importante, é que você pode trocar o mas por: porémtodaviaentretantono entantosenãonão obstantecontudo, etc.


E outros advérbios de intensidade são: bastante, demais, mais, menos, muito


Fica a dica pra não pagar bafão virtual e nem nos seus textos, e até mesmo na fala.


xoxo





Um comentário:

  1. HAHAHAHAHAHAHAHA !!
    Tudo bem porf Leticia aprendi a lição -º.º- Verg's!
    Só pq eu troco HAHAHA :D

    ResponderExcluir